Foram anunciados no último sábado (03/12) os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022, durante cerimônia realizada no auditório do maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS). A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo com apoio do Ministério do Turismo, contemplou 10 vencedores (em homenagem aos 10 anos do Prêmio), além de conferir três menções honrosas.
Os principais premiados contemplaram desafios do mercado turístico agregando soluções sustentáveis e pensamento coletivo. Na categoria Parceiros Institucionais, foram reconhecidas três iniciativas: o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA) (@setursaoluis), que valoriza a memória quilombola; o Turismo de Base Comunitária em São Sebastião (SP) (@prefsaoseba), que busca gerar renda à comunidade caiçara por meio do turismo sustentável; e o Programa Parques Paraná, que desenvolve o turismo sustentável na região por meio da integração da comunidade com unidades de conservação ambiental.
Em sua participação como jurado do Prêmio esse ano o diretor da Rede dos Sonhos, José Fernandes deixou uma bela mensagem a todos os jurados e participantes ” Primeiramente gostaria de manifestar a minha satisfação em fazer parte desse grupo de jurados fantásticos, referências no turismo. Infelizmente não consegui estar presente na premiação devido a minha presença no Summit Abeta, no entanto, consegui assistir tudo virtualmente. O evento foi emocionante e aproveito para parabenizar toda a organização da Braztoa através da mãe dessa premiação a Mônica”.
Na categoria Parceiros de Negócios, houve cinco ações reconhecidas: o Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais, de São Paulo, que reúne gastronomia, conhecimento agrícola e a produção de cafés especiais; a Estância Mimosa Ecoturismo, de Bonito (MS) (@estanciamimosa), que oferece passeios sustentáveis, incentivando a agricultura familiar e a restauração florestal; a Florin Experience (@apiarioflorin), do Espírito Santo, que oferece cursos e visitas técnicas promovendo a apicultura na produção de alimentos sustentáveis; o Programa de Turismo Regenerativo Biofábrica de Corais (@biofabricadecorais), de Pernambuco, startup dedicada à reconstituição de recifes; e a Quinta da Estância, do Rio Grande do Sul, que promove ações de valorização da cultura regional.
Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o prêmio já conta com mais de 900 iniciativas inscritas e 92 reconhecidas, provenientes de todas as regiões do país. As categorias são avaliadas conforme os seguintes critérios: abordagem sistêmica em sustentabilidade; relevância para o negócio e o desenvolvimento local; inovação e abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade.