Pelo segundo ano o diretor da Rede dos Sonhos José Fernandes é um dos jurados no prestigiado Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 23/24. Esta oportunidade não apenas reafirmou o compromisso da Rede com práticas sustentáveis no turismo, mas também abriu portas para explorar e reconhecer empreendimentos e destinos notáveis no Espírito Santo.
Jurados e vencedores do Prêmio Braztoa 23/24
Dez iniciativas sustentáveis de turismo foram premiadas durante a noite do último sábado (25), na 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 23/24. Com o apoio do Ministério do Turismo, o reconhecimento dá visibilidade para ações que se destacaram com melhores práticas em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico.
Durante o evento, os diretores imergiram em uma jornada fascinante, explorando e avaliando diversos empreendimentos e destinos no Espírito Santo. Uma das impressões mais marcantes foi o alto nível de preparação desses locais para receber turistas. A infraestrutura robusta e o compromisso com a experiência do turista foram evidentes em cada local visitado. Além disso, o caloroso acolhimento por parte das autoridades e profissionais do turismo foi verdadeiramente inspirador, demonstrando um compromisso unificado com o desenvolvimento sustentável.
Jaqueline Franco e José Fernandes durante evento Braztoa de Sustentabilidade 23/24
Uma parte memorável dessa experiência foi a visita técnica a lugares icônicos. Em Anchieta, o grupo teve a oportunidade de explorar o Santuário do Padre José de Anchieta, uma joia histórica que reflete a riqueza cultural da região. Em seguida, a jornada seguiu para Guarapari, onde puderam testemunhar a revitalização recente da estrutura litorânea. O projeto de alargamento da faixa de areia da praia, semelhante ao realizado em Balneário Camboriú, destacou o compromisso do Espírito Santo com a preservação de seus recursos naturais e o aprimoramento da experiência turística.
Jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: José Fernandes diretor da Rede dos Sonhos, João Paulo Faria Tasso professor de turismo da Universidade Federal de Brasília, Paula Arantes consultora especializada em sustentabilidade além de atuar com aldeias indígenas e Fernando Kanni, Diretor Técnico da Unidade de Projetos em Turismo & Sustentabilidade da Horwath HTL América Latina e Caribe.
A entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi um evento de destaque, contando com a presença do Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que reforçou o comprometimento do estado com práticas sustentáveis no turismo. Este reconhecimento não apenas honra os esforços da Rede dos Sonhos, mas também ressalta a importância da colaboração e reconhecimento mútuo na promoção de um turismo mais sustentável e responsável.
Renato Casagrande Governador do Espirito Santo durante cerimônia de Abertura do Prêmio Braztoa
Essa experiência como jurado no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade não apenas enriqueceu o diretor da Rede dos Sonhos com novos insights e perspectivas, mas também reafirmou o compromisso da Rede em continuar promovendo um turismo mais consciente e sustentável para todos.
José Fernandes durante evento Braztoa de Sustentabilidade 23/24
A sinergia entre a premiação do Braztoa e a Convenção Anual dos associados acrescentou um novo dinamismo à experiência. Estrategicamente reuniu os principais operadores de turismo do Brasil, uma oportunidade única para vivenciar o Espírito Santo em primeira mão. Este contato direto permite a criação de pacotes de viagens com base em uma compreensão mais profunda e autêntica da riqueza turística dessa região, promovendo não apenas destinos, mas também experiências enriquecedoras para os viajantes em todo o país.