Nos dias 21 e 22 de março de 2025, a cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, sediou o 1º Fórum Nacional de Turismo Acessível e Esporte de Aventura, evento que em sua abertura contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, do prefeito de Três Coroas, deputados estaduais, autoridades locais e um grande número de empresários e pessoas com deficiência para discutir políticas públicas, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias visando à ampliação do acesso ao turismo e as atividades de aventura como ferramentas de inclusão social.
Zé Fernandes durante palestra.
O fórum contou com uma programação diversificada que incluiu palestras, debates e atividades práticas. Entre os palestrantes, destacou-se a participação de José Fernandes Franco, diretor geral da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, reconhecido por suas iniciativas de turismo acessível. Em sua palestra, intitulada “Como Implantar a Acessibilidade em Turismo e Atividades de Aventura”, foi compartilhado experiências e adaptações realizadas na infraestrutura e nas mais de dez atividades de aventura que os hotéis oferecem, bem como quais as estratégias adotadas em seus empreendimentos para promover a inclusão e a acessibilidade no turismo rural e de aventura.
Essa palestra teve uma repercussão muito grande por seu conteúdo e inovações que foram apresentadas e que geraram um aumento significativo nas ocupações dos quatro hotéis, tendo recebido mais 110 mil turistas em 2024, sendo quase 6000 deles pessoas com deficiência e 45 mil pessoas da mobilidade reduzida, demonstrando assim que, investir em acessibilidade impulsiona de maneira significativa o resultado que a Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda vem tendo nesses últimos anos.
Autoridades na abertura do evento.
Além de José Fernandes, o evento contou com a presença de outros renomados profissionais, como Fernando Fernandes, atleta e apresentador da Rede Globo, que já esteve realizando atividades de aventura no Parque dos Sonhos, ministrou a palestra motivacional “Motivação e Foco para Desafiar Limites”; Gabriel Feiten, psicólogo e idealizador do Camping Acessível, que abordou o tema “Turismo e Esporte como Ferramentas de Inclusão”; e Letícia Francisco, CEO da Semearhis e especialista em acessibilidade turística, que apresentou “O Novo Olhar Sobre o Turismo: Expandindo Horizontes”.
Fernando Fernandes durante palestra.
O fórum também promoveu uma mesa-redonda intitulada “Políticas Públicas para o Turismo Inclusivo”, moderada por Rafael Camilo, turismólogo, e que contou com a participação de Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul; Fabiel Port, prefeito de Três Coroas; e Marquinho Lang, diretor-presidente da FADERS. O debate ressaltou a importância de iniciativas governamentais na promoção da acessibilidade e inclusão no setor turístico.
Ao final do evento o Secretário de Turismo do Estado, juntamente com as autoridades e empresários de Três Coroas demonstraram interesse de fazer uma visita técnica a Socorro, visando conhecer o projeto de acessibilidade da Rede dos Sonhos.
Organizadores do evento, (Gabriel Feiten, psicólogo e idealizador do evento), José Fernandes e o Prefeito Fabiel Port.
A realização do fórum posiciona o Estado como referência nacional em turismo acessível e Três Coroas como sendo a cidade referência em acessibilidade impulsionando investimentos, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Além disso, promove conscientização sobre a importância da inclusão e do acesso universal ao lazer e ao turismo.
A participação de José Fernandes Franco no fórum reforça o compromisso da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda e do Destino Socorro com a promoção de um turismo mais inclusivo e acessível. Suas iniciativas servem de exemplo para o setor, evidenciando que é possível aliar qualidade de serviços à responsabilidade social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.