José Fernandes no plenário da Câmara dos Deputados.
A mobilização em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE ocorreu em Brasília dia 27 de março no plenário da Câmara dos Deputados, com a presença de centenas de empresários de todo o Brasil, representando o setor de eventos e hotelaria, com a participação de muitos deputados federais e senadores.
Representando os hoteleiros de Socorro e do Circuito das Águas Paulista, esteve presente o vice-presidente da ABIH – SP José Fernandes Franco, diretor geral da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda.
A Câmara dos Deputados presenciou uma mobilização significativa pela manutenção do PERSE.
Com a presença de mais de 150 parlamentares e o plenário lotado de representantes da hotelaria e de eventos, houve clara manifestação de apoio a preservação integral do Programa, refletindo a importância do PERSE para a recuperação econômica, particularmente após os impactos da pandemia sobre os setores de eventos e hospitalidade.
A maioria dos deputados federais posicionou-se firmemente contra propostas de modificação que possam enfraquecer o Programa destacando sua relevância para a economia do país, especialmente para segmentos como o turismo, hospitalidade e entretenimento, que sofreram duramente com as restrições sanitárias.
Em seu discurso, o Deputado Rafael Prudente defendeu a necessidade de manter o PERSE sem mudanças. Ele apontou a criação de empregos como um dos benefícios diretos do Programa, lembrando que, no último ano, quatro em cada dez empregos surgiram em setores amparados pelo Programa. Prudente também enfatizou a importância da segurança jurídica para o planejamento empresarial.
Do mesmo modo, o Senador Izauci Lucas manifestou seu apoio, sublinhando o trabalho realizado em prol do Programa e sua relevância para a continuidade da geração de emprego e renda em todo o país.
Segundo o Deputado Paulo Litro, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, os segmentos de turismo e eventos hoje somam juntos 12% do PIB e cerca de 10 milhões de empregos com carteira assinada.
O Deputado Gilson Daniel, presidente da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira afirmou que o Programa é necessário para recuperação e o impulsionamento de setores relevantes no PIB e o Presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Manoel Linhares disse que o fim do PERSE traria insegurança jurídica e afirmou “qual é o interesse de cortar as pernas de quem está se levantando da pior crise em sua história?”
Enfim, na Comissão Geral, não houve quem defendesse o governo, mas a existência do PERSE está sob ameaça e é necessário uma união de forças, para dessa forma, garantir sua continuidade.
No dia 26, antes do evento José Fernandes fez uma importante visita ao Deputado federal Coronel Telhada e ao gabinete do Deputado Marcos Pereira, visando conseguir deles o apoio para manutenção do PERSE. Já no primeiro evento José Fernandes conseguiu o apoio dos Deputados Baleia Rossi e Saulo Pedroso e acredita que grande parte do Congresso Nacional está sensibilizado sobre a manutenção do PERSE, visto que, este programa beneficia muito todo o turismo brasileiro.
José Fernandes, Deputado Coronel Telhada e representantes da hotelaria de São Paulo e Rio de Janeiro.