Condutores de turismo de aventura do Parque dos Sonhos passaram por um treinamento com especificação em rapel, com técnicas de prática e segurança
No período de 01 a 28/09/2022 dando seguimento ao programa de capacitação de seus colaboradores, a Rede dos sonhos conclui com êxito a aplicação de mais um curso de formação e reciclagem, desta vez para a equipe de condutores de turismo de aventura do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos.
Ministrado pelo Gerente de Gestão da Rede dos Sonhos, José Eduardo, o tema deste curso foi técnicas verticais, com especificação em rapel, visto que esta é uma das modalidades de atividades de turismo de aventura oferecidas pelo Parque dos Sonhos.
O conteúdo aplicado neste curso, está baseado em requisitos de normas técnicas nacionais e internacionais aplicadas em turismo de aventura, as principais normas técnicas utilizadas foram:
ABNT NBR 15.501:2011 Turismo de aventura — Técnicas verticais — Requisitos para produto
ABNT NBR 15.502:2011 Turismo de aventura — Técnicas verticais — Procedimentos
ABNT NBR ISO 21.102:2021 Turismo de aventura — Líderes — Competência de pessoal
E a principal norma de turismo de aventura, que é a ABNT NBR ISO 21.101:2014 Turismo de aventura – Sistema de gestão da segurança – Requisitos
Inclusive vale ressaltar que Campo e Parque dos Sonhos possuem selo de certificação em seu sistema de gestão da segurança, e em novembro deste ano, através de um programa de auditoria que será realizado pela ABNT, Terra e Colina e dos Sonhos se juntarão a este processo em busca da certificação, desta forma, a Rede dos Sonhos poderá ter suas quatro unidades certificadas.
Sobre o curso: foram 6 dias de trabalhos, totalizando 54 horas de muita informação e prática.
Este foi o maior e consequentemente o mais completo curso de formação de condutores ministrado internamente pela própria Rede dos Sonhos, isso mostra o compromisso em melhorar continuamente seus processos.
O próximo passo aos participantes do curso será de iniciar o processo de estágio supervisionado, e ao término deste, serão avaliados quanto a aptidão para conduzirem as operações.
Vale ressaltar a dedicação e comprometimento dos participantes durante este processo, através principalmente do entendimento sobre a importância de se capacitarem constantemente.
Pela disciplina, disponibilidade, e comprometimento, a Rede dos Sonhos agradece aos participantes: João Vitor, Giander Freitas, Luís Gustavo, Luís Henrique, Thales Gabriel, Vanderlei Caetano, Douglas Murilo, e Luiz Fernando.