Aconteceu entre os dias 12 a 14 de dezembro a 19ª edição da Ruraltur, maior feira brasileira focada em turismo rural na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento contou com 206 expositores do Brasil todo e da América Latina, que vieram divulgar e comercializar seus produtos do turismo rural.
A abertura dia 12 contou com a presença de figuras ilustres do turismo do Mato Grosso do Sul, bem como com as principais lideranças do Estado, sendo o vice governador a primeira pessoa a discursar.
Abertura da Ruraltur com o vice governador
Após a cerimônia de abertura o evento foi marcado por uma programação extensa de palestras de diversas especialidades. Essas palestras foram muito importantes, visto que, abordaram diversos temas desde toda a organização de governança no turismo rural, até como o turismo rural se diferencia com suas atividades de um local para o outro, através de culturas específicas que são apresentadas ao turista.
A Feira contou com 206 expositores
Além desses temas, outra questão muito aguardada por todos os participantes, foi o painel sobre sustentabilidade no turismo rural.
Neste painel estiveram presentes a Ana Paula, que veio de Alagoas para contar como a sustentabilidade no turismo rural foi um diferencial para o Assentamento Nova Esperança e o José Fernandes, Diretor da Rede dos Sonhos, que apresentou a experiência dos hotéis com a sustentabilidade.
José Fernandes durante sua palestra
Em sua apresentação, José Fernandes mostrou seus quatro empreendimentos, bem como suas localizações nas cidades de Socorro, que faz parte do Circuito das Águas Paulista e Bueno Brandão, que faz parte do Circuito Serras Verdes. Também salientou como a Rede dos Sonhos participa da governança das cidades através dos núcleos de turismo rural dos dois municípios e nacionalmente da ABRATURR e do Turismo Rural Consciente.
Regina do Sebrae Paraiba, José Fernandes e Anye Ribeiro da ABRATURR no stand do TRC
Ele apresentou todas as atividades que os hotéis oferecem aos turistas na área de turismo de natureza, que englobam turismo rural, aventura e ecoturismo e mostrou que dentro dos hotéis hoje se trabalham 46 ações de sustentabilidade, sendo 20 ações na área ambiental, 13 ações na área sociocultural e 13 ações na área econômica.
Ele mostrou que os hotéis atendem todas as legislações como ter licenciamento ambiental de suas operações, até a ações que envolvem todo um trabalho para eliminação de uso de plásticos de único uso, inclusive mostrou que hoje até a água servida nos hotéis são envasadas em latas de alumínio, por serem os materiais com mais de 90% de reciclagem.
No âmbito sociocultural, foram apresentadas todas as ações que fazemos junto a nossa comunidade que envolvem desde uso de mão-de-obra local, até as contribuições que fazemos para ajudar na manutenção de um Conservatório Municipal com mais de 300 alunos através do Instituto Rede dos Sonhos. Também foi apresentado todas as atividades e adaptações que foram feitas nos hotéis para poder receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, onde o púbico 60+ representa hoje mais de trinta e dois milhões de pessoas e que nos próximos anos representarão 25% da população.
Já no âmbito econômico , foi mostrado que todas essas ações de sustentabilidade e o conjunto de atividades que a Rede dos Sonhos oferecem são diferenciais relevantes para que os hotéis consigam identificar que sustentabilidade gera custo inicial que se reverte em resultado financeiro para os hotéis. Além disso, foi mostrado que a inclusão das pessoas com deficiência ou da mobilidade reduzida no rol de turistas atendidos, ajuda a garantir uma taxa de ocupação anual acima de 80% em todos os hotéis da Rede.
Após a apresentação José Fernandes foi muito parabenizado e acionado pelos congressistas que ficaram encantados com todo o trabalho executado na Rede dos Sonhos.
A participação nesses eventos é muito importante para garantir a visibilidade dos Destinos Turísticos que atuam nesse setor, bem como para garantir a atualização constante em relação as inovações desse mercado.
Esse foi um evento muito importante, que contou com a participação de muitos visitantes não só do Estado do Mato Grosso do Sul, mas de várias partes do Brasil e América Latina, além de congregar muitos empresários do turismo rural, mostrando assim a força que o turismo rural tem no país.
O evento também contou com uma comitiva grande do Rio Grande do Norte, que já se candidatou para ser o próximo Destino da Ruraltur em 2024.