Na última quinta-feira, 19 de outubro, o Guarujá Convention e Visitours Bureau realizou o seu 1º workshop do Turismo da Maturidade focado nas oportunidades da economia prateada, com a participação do trade turístico e comércio varejista.
Dois palestrantes foram convidados para falar sobre esse assunto, sendo o primeiro o Presidente do Instituto Observatório da Longevidade, Fábio Nogueira que abordou sobre cidades, negócio e longevidade como sendo uma associação virtuosa.
Ele mostrou que atualmente o público 50+ já são 57 milhões de pessoas, mas que nos próximos anos ele chegará a quase 100 milhões de pessoas da maturidade. Isto faz com que todos os negócios turísticos passem a se preocupar em ter produtos específicos e adaptados para este segmento.
Com esse novo cenário Fábio salientou que os negócios em geral serão altamente impactados, principalmente aqueles ligados às atividades lazer. Ele também mostrou que hoje esse segmento representa na economia um valor de R$1,8 trilhões de reais, mas chegará em breve a R$3,1 trilhões. Mesmo que não se faça nada, que a realidade econômica do país não se altere e que a renda média não aumente, nas próximas décadas o mercado prateado crescerá 72%.
Através de uma pesquisa do Observatório da Longevidade, mostrou que entre os desejos dos 50+, 83% deles foi o de viajar, seguido por apenas de 35% de ser mais respeitado, 31% de namorar mais e 28% ficar mais com os filhos.
Também mostrou que esse segmento dos 50+ viaja fora da temporada, tem uma permanência 40% mais longa, tem um gasto 30% maior que outros perfis e este segmento adora viajar em grupos.
Fábio Nogueira falando sobre a maturidade
A segunda palestra foi proferida pelo empresário Socorrense José Fernandes Franco, diretor geral da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, que apresentou o case de seus empreendimentos que por serem adaptados para a acessibilidade, passaram a ter uma quantidade significativa do público 50+ na sua taxa de ocupação, vindo principalmente se hospedar nos meios de semana e na baixa temporada.
Ele apresentou também todas as atividades que os hotéis desenvolveram para atender e cativar esse público, bem como mostrou a importância das certificações em Gestão da Segurança e Acessibilidade na confiança gerada para esse segmento.
José Fernandes em sua apresentação
Em sua apresentação ele também salientou que esse segmento pratica atividades físicas e gosta de conciliar suas atividades com algum evento esportivo, prioriza destinos de natureza, costuma viajar com a família, prefere se hospedar em pequenos meios de hospedagem ou Airbnb. Estão conectados e fazem uso das redes sociais, priorizam fechar negócios com pessoas da central de reservas, sente falta de produtos e serviços para sua faixa etária, gostam de conforto, gastronomia e segurança, possuem vínculo de confiança com o agente de viagem, em especial para compra de passagens, e mesmo em destinos mais remotos, não abrem mão do conforto, principalmente na hospedagem. Prefere destinos próximos ao local de residência e gostam de caminhadas, uso de piscinas, praia e uma aventura segura é bem vinda, e mais recentemente passaram a levar os seus Pets na viagem.
Para o atendimento de grupos da maturidade a Rede dos Sonhos possui o programa “Sonhos da Maturidade” que priorizam o seguro de vida e programas como baile com conjunto típico, bingo do Azarão, aulas de relaxamento, hidroginástica, festa caipira e festa no alambique, academia de musculação e ginástica, cine dos sonhos, torneio de pesca e passeio de trator pela fazenda.
Entre as adaptações que foram feitas no hotel para as pessoas com deficiência, serviram totalmente para o uso desse segmento como acomodações maiores, mobiliário simples e mais acessível, banheiros com barras e cadeirinhas de banho, chales com canil acoplado, piscinas com rampa de entrada e todas as atividades de aventura dos hotéis são adaptadas também para a maturidade, como as tirolesas, arvorismo, balanço radical, cavalgada, passeios de trole, passeios de trator, boia cross, pedalinhos, triciclos e quadriciclos não motorizados, além dos passeios da Rota dos Sonhos que leva os turistas para visitar tanto a cidade como os hotéis da Rede com micro-ônibus adaptado.
Atualmente a Rede dos Sonhos tem uma taxa de ocupação acima de 80%, recebendo mais de 100 mil pessoas ano, sendo mais de 7mil pessoas com deficiência e cerca de 40mil da mobilidade reduzida, onde os 60+ representam mais de 80% desse grupo.
E para finalizar foram apresentados os principais cuidados e expectativas desse público que atualmente é muito ativo, quer reviver experiências que remetam a infância, quer o contato com a natureza, gosta de se relacionar com as pessoas, quer atenção dos colaboradores do hotel, necessita de locais adaptados, busca gastronomia típica de fazenda e necessita principalmente de equipe treinada para questões de atendimento a emergências de acidentes e saúde.
Com todas essas características apresentadas a Rede dos Sonhos vem recebendo ao longo desses últimos 20 anos um grande número de premiações relacionadas ao seu atendimento, a sua acessibilidade e por ser uma rede de hotéis totalmente sustentáveis. O TripAdvisor tem classificado os hotéis da Rede dos Sonhos em seu prêmio Traveler’s Choice como estando eles entre os 1% dos melhores do mundo, e para finalizar José Fernandes lembrou a todos que só envelhece quem está vivo!