NO ASPECTO AMBIENTAL:
Refere-se ao capital natural da empresa e da sociedade.
Da construção e da economia de energia:
Planejarmos desde o início, visando o menor impacto, a utilização das instalações já existentes que foram adaptadas. Foram utilizados materiais de demolições e madeira certificada e de reúso, além do uso adequado dos recursos naturais da propriedade e tudo feito com licenciamento ambiental.
Visando menor consumo de energia, utilizamos nas construções abertura para ventilação natural, utilização de vidros para melhor aproveitamento da luz do sol, utilização de tinta com baixa toxidade e cores claras para deixar o ambiente mais fresco e implantado um paisagismo mais próximo possível de uma mata natural, visando sombra e buscando a preservação natural da flora e da fauna da região da Serra da Mantiqueira, onde os hotéis estão localizados.
A redução do consumo de energia foi conseguida com a utilização de equipamentos econômicos como a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas e num segundo momento trocando por lâmpadas de LED, com a utilização outras formas de energia como a eólica para oxigenar a água de um dos lagos do hotel, o de biomassa para aproveitar descartes naturais da natureza como galhos e folhas para aquecimento da caldeira que aquece uma das piscinas e as saunas.
Utilização da energia solar com a instalação de placa fotovoltaica para captar e acumular energia para iluminação da Praça dos Amigos do hotel e placas solar e térmica para aquecimento das piscinas, sensores de presença para acendimento automático de lâmpadas em locais que não há necessidade de luz todo tempo, e a utilização de roda d’água para bombeamento de água.
Da utilização de produtos especiais e dos resíduos sólidos e líquidos:
São utilizados detergente biodegradável, limpadores de superfície, produtos para lavar roupas, entre outros, fazemos a utilização de dispensers nos banheiros e lavabos. Quanto aos resíduos sólidos, damos tratamento para resíduos orgânicos e inorgânicos. Temos a coleta seletiva com triagem e reciclagem parcial através da reutilização de garrafas e frascos, na reutilização de baldes plásticos para coleta de lixo entre outras reutilizações, papelão e latas na confecção de artesanatos, no fabrico de equipamentos para brincadeiras, como lanternas para passeios noturnos e também na utilização desse material para confecionar artigos artesanais para decoração de ambientes e para utilização nos próprios hotéis em datas festivas como natal, ano novo e carnaval.
Na cozinha utilizamos forno combinado para produção de alimentos, onde consumimos menos óleo e utilizamos um único forno para fazer vários tipos de alimentos ao mesmo tempo, onde necessitaria de vários, economizando energia e ainda pelo seu isolamento térmico, dispensa refrigerar o ambiente. A utilização de máquina de lavar louças proporciona economia de energia e água. A utilização de casca e bagaço de frutas que são enviadas do restaurante para o centro de compostagem. A a coleta do óleo utilizado para troca por produtos de limpeza e a utilização de sobras da cozinha para alimentar porcos.
Da água:
Aplicamos o conceito do sistema de reúso da água, implantamos a utilização de equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos (descargas dois tempos, torneiras e chuveiros econômicos e utilização de máquina para lavar as louças do restaurante), adotamos uma política de uso e troca de toalha, e após o tratamento de efluentes da fossa, utilizamos a água resultante nas culturas perenes como adubo líquido que volta às plantações, sem poluir com isso os recursos hídricos do local.
Da agricultura, da pecuária e demais animais:
Todas as áreas de plantações e dos animais foram implantadas usando-se práticas de conservação dos solos e tecnologia para a produção de alimentos orgânicos. Além do rodízio de pastos, nós utilizamos curva de nível para proteger o solo de erosão e com isso preservando a qualidade do solo permitindo melhor produção sem a necessidade de uso de produtos químicos. Trabalhamos a retenção de água com a implantação de microbacias de contenção. Com o resultado da usina de compostagem disponível, utilizamos descartes da natureza, cinzas e estercos para serem utilizadas pelo minhocário para produção de humos que utilizamos para adubar a horta orgânica que produz verduras para o restaurante e o excedente da produção vendido aos hóspedes e visitantes.
Quanto à necessidade de neutralização do carbono feita através de reflorestamento, mais de 20.000 mudas foram plantadas e ainda foi implantado o programa “Plante ou adote uma árvore”, com a participação direta dos turistas, onde eles escolhem uma espécie nativa da Mata Atlântica e é confeccionada uma placa com nome comum e o cientifico da árvore, o nome de quem praticou a ação, além da data do plantio ou adoção da mesma. Dessa forma estabelecemos um elo direto com o nosso cliente, servindo também como uma forma de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental além de contribuir para a fidelização do cliente junto a empresa.
Temos ainda o programa “Vivendo a natureza”, programa de grande flexibilidade que se adequa a necessidade curricular da escola. Direcionado aos alunos que nos visitam para conhecer nosso projeto de sustentabilidade ambiental e fortalecer conhecimentos multidisciplinares, utilizando a Natureza como ferramenta de conhecimento, momento este que aproveitamos para sensibilizar os alunos da importância da preservação ambiental.