Sustentabilidade

Uma importante estratégia de desenvolvimento sustentável

Atualmente, ter uma empresa de turismo que trabalhe com sustentabilidade, vem sendo uma exigência de mercado e já existe uma parcela de turistas que só viajam para locais que tenham esses conceitos implementados.

Os hotéis fazenda Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos, Terra dos Sonhos e Colina dos Sonhos vem implementando ações de Sustentabilidade desde sua inauguração em 1994, mas somente depois que o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos ter sido premiado pelo Guia 4 Rodas Brasil como o “Hotel Sustentável do ano de 2011” é que ficou mais evidente a existência desse nicho de mercado no turismo. Hoje existem muitos turistas que elegem hotéis que tenham modelos de gestão para obtenção de uma operação mais sustentável.

Há mais de 22 anos iniciamos nossas atividades, adotando um conjunto, de ações que nessa época já sabíamos da importância delas, mas não tínhamos uma noção clara dos resultados positivos que iríamos ter ao longo do tempo. Implementamos ações pensando nas questões ambientais, sociais e econômicas como um princípio de vida, acreditando que respeitando o meio ambiente e as pessoas teríamos uma chance maior de conseguirmos um desenvolvimento sustentável para os negócios, com menor investimento e um retorno sobre o investimento mais rápido.

Hoje temos total consciência dos resultados positivos que obtemos para os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, com a implantação do conceito do triple bottom line, sistema convergente de forças onde trabalhamos as três dimensões da sustentabilidade que nos permite uma forte contribuição para o meio ambiente natural, para a sociedade, atores envolvidos e para a sustentabilidade das nossas empresas.

1 – São os únicos dois hotéis no Brasil que tem a certificação ABNT NBR 9050 como hotéis adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;

2 – São os primeiros no Brasil e no mundo a receber a certificação da ABNT NBR ISO 21101 para a prática segura do turismo de aventura;

3 – São certificados pela Turismo 4 Patas como Pet Friendly.

A empresa implantou diversos programas e realizou diversas ações que passamos a descrever.

NO ASPECTO AMBIENTAL:

Refere-se ao capital natural da empresa e da sociedade.

Da construção e da economia de energia:

Planejarmos desde o início, visando o menor impacto, a utilização das instalações já existentes que foram adaptadas. Foram utilizados materiais de demolições e madeira certificada e de reúso, além do uso adequado dos recursos naturais da propriedade e tudo feito com licenciamento ambiental.

Visando menor consumo de energia, utilizamos nas construções abertura para ventilação natural, utilização de vidros para melhor aproveitamento da luz do sol, utilização de tinta com baixa toxidade e cores claras para deixar o ambiente mais fresco e implantado um paisagismo mais próximo possível de uma mata natural, visando sombra e buscando a preservação natural da flora e da fauna da região da Serra da Mantiqueira, onde os hotéis estão localizados.

A redução do consumo de energia foi conseguida com a utilização de equipamentos econômicos como a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas e num segundo momento trocando por lâmpadas de LED, com a utilização outras formas de energia como a eólica para oxigenar a água de um dos lagos do hotel, o de biomassa para aproveitar descartes naturais da natureza como galhos e folhas para aquecimento da caldeira que aquece uma das piscinas e as saunas.

Utilização da energia solar com a instalação de placa fotovoltaica para captar e acumular energia para iluminação da Praça dos Amigos do hotel e placas solar e térmica para aquecimento das piscinas, sensores de presença para acendimento automático de lâmpadas em locais que não há necessidade de luz todo tempo, e a utilização de roda d’água para bombeamento de água.

Da utilização de produtos especiais e dos resíduos sólidos e líquidos:

São utilizados detergente biodegradável, limpadores de superfície, produtos para lavar roupas, entre outros, fazemos a utilização de dispensers nos banheiros e lavabos. Quanto aos resíduos sólidos, damos tratamento para resíduos orgânicos e inorgânicos. Temos a coleta seletiva com triagem e reciclagem parcial através da reutilização de garrafas e frascos, na reutilização de baldes plásticos para coleta de lixo entre outras reutilizações, papelão e latas na confecção de artesanatos, no fabrico de equipamentos para brincadeiras, como lanternas para passeios noturnos e também na utilização desse material para confecionar artigos artesanais para decoração de ambientes e para utilização nos próprios hotéis em datas festivas como natal, ano novo e carnaval.

Na cozinha utilizamos forno combinado para produção de alimentos, onde consumimos menos óleo e utilizamos um único forno para fazer vários tipos de alimentos ao mesmo tempo, onde necessitaria de vários, economizando energia e ainda pelo seu isolamento térmico, dispensa refrigerar o ambiente. A utilização de máquina de lavar louças proporciona economia de energia e água. A utilização de casca e bagaço de frutas que são enviadas do restaurante para o centro de compostagem. A a coleta do óleo utilizado para troca por produtos de limpeza e a utilização de sobras da cozinha para alimentar porcos.

Da água:

Aplicamos o conceito do sistema de reúso da água, implantamos a utilização de equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos (descargas dois tempos, torneiras e chuveiros econômicos e utilização de máquina para lavar as louças do restaurante), adotamos uma política de uso e troca de toalha, e após o tratamento de efluentes da fossa, utilizamos a água resultante nas culturas perenes como adubo líquido que volta às plantações, sem poluir com isso os recursos hídricos do local.

Da agricultura, da pecuária e demais animais:

Todas as áreas de plantações e dos animais foram implantadas usando-se práticas de conservação dos solos e tecnologia para a produção de alimentos orgânicos. Além do rodízio de pastos, nós utilizamos curva de nível para proteger o solo de erosão e com isso preservando a qualidade do solo permitindo melhor produção sem a necessidade de uso de produtos químicos. Trabalhamos a retenção de água com a implantação de microbacias de contenção. Com o resultado da usina de compostagem disponível, utilizamos descartes da natureza, cinzas e estercos para serem utilizadas pelo minhocário para produção de humos que utilizamos para adubar a horta orgânica que produz verduras para o restaurante e o excedente da produção vendido aos hóspedes e visitantes.

Quanto à necessidade de neutralização do carbono feita através de reflorestamento, mais de 20.000 mudas foram plantadas e ainda foi implantado o programa “Plante ou adote uma árvore”, com a participação direta dos turistas, onde eles escolhem uma espécie nativa da Mata Atlântica e é confeccionada uma placa com nome comum e o cientifico da árvore, o nome de quem praticou a ação, além da data do plantio ou adoção da mesma. Dessa forma estabelecemos um elo direto com o nosso cliente, servindo também como uma forma de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental além de contribuir para a fidelização do cliente junto a empresa.

Temos ainda o programa “Vivendo a natureza”, programa de grande flexibilidade que se adequa a necessidade curricular da escola. Direcionado aos alunos que nos visitam para conhecer nosso projeto de sustentabilidade ambiental e fortalecer conhecimentos multidisciplinares, utilizando a Natureza como ferramenta de conhecimento, momento este que aproveitamos para sensibilizar os alunos da importância da preservação ambiental.

 NO ASPECTO SOCIAL:

 Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade e sociedade como um todo.

Respeito ao ser humano integra nosso modelo de gestão que fundamenta se nos cinco pilares estratégicos da nos Política Integrada de Gestão:

1 – Satisfação do cliente; 2 – Sustentabilidade; 3 – Melhoria contínua e inovação; 4 – Legislação; 5 – Segurança.

Para os colaboradores a empresa tem programa anual de treinamento e reciclagem, proporciona ao colaborador plano de carreira e participação anual nos lucros. Implantado em 2015 temos o programa de “Novas ideias” que oferece premiação aos funcionários que apresentam contribuições de melhoria.

Aliado a motivação e a formação dessas pessoas é preciso se pensar em longo prazo e ter consciência de que os resultados nem sempre serão alcançados rapidamente em uma gestão sustentável. Sempre foi priorizada a contratação de pessoas do entorno do hotel, com mais de 70% dos colaboradores nessa condição. Essa decisão trouxe para a empresa como resultado, uma rotatividade de pessoas que sempre esteve abaixo de 5%, Isto tem grande importância pela redução dos custos em treinamentos, principalmente em relação ao desafio de formar profissionais que tenham essa visão de sustentabilidade, não apenas no trabalho, mas na vida.

Os Princípios e Valores, assim como os demais princípios essenciais, foram construídos em conjunto com os colaboradores e como resultado trouxe princípios e valores de qualidade que valorizam a vida, são eles: Qualidade de Vida; Companheirismo/Amizade; Respeito; Otimismo/Positivismo; Ética; Honestidade/Transparência; Segurança; Responsabilidade Social; Sustentabilidade e Profissionalismo.

Na área de responsabilidade social destacamos uma ação de inclusão social, o programa “Turismo para todos” onde implantamos acessibilidade no hotel. Essa ação tornou-se uma referencia no mercado de turismo nacional e internacional, onde mais de 70% do hotel é adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além dos chalés, banheiros, e todo espaço social do hotel ser acessível, inovou-se em equipamentos e procedimentos para atendimento que propiciaram para tornar as atividades de lazer também adaptadas como: sela com encosto que propiciaram o passeio a cavalo, cadeira especial para a prática tirolesa e rapel, manta que possibilitaram a existência da tirolesa voadora, triciclos e quadriciclos não motorizados adaptados, cadeira adaptada para possibilitar a prática do rafting, troles adaptados puxados por cavalos para passeio e até equipamentos de playgrounds como gira-gira e balanço podem ser usados pelas pessoas com deficiência.

Conquistou-se com essa ação, a certificação em acessibilidade em meios de hospedagem, para o Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, tornaram se os únicos do Brasil a possuir essa certificação da ABNT NBR 9050.

O hotel investiu também e conquistou a certificação internacional ABNT NBR ISO 21101, para a prática segura das atividades de turismo de aventura. Essas certificações se tornaram um diferencial competitivo importante para o posicionamento do hotel no mercado, pois passamos a atender melhor, as pessoas que nos procuram, tanto em segurança como procedimentos e equipamentos. Com essas ações o hotel aumentou significativamente seu publico potencial, pois hoje no Brasil existe um nicho de mercado com 45 milhões de pessoas com deficiência e mais 33 milhões de pessoas com mobilidade reduzida, sem levar em conta que essas pessoas dificilmente viajam sozinhas.

Desenvolvimento da comunidade:

A empresa mantém um vivo envolvimento com a comunidade através de ações junto à mesma, tais como: participação na diretoria do COMTUR local, da Assoc. Comercial e Empresarial – ACE, ABRATUR/SP/Socorro, ABETA/Socorro, ABIH/SP/Socorro, Associação de Produtores da Bacia Do Ribeirão Do Meio – Casa Do Mel, Projeto Copaíba, Conservatório Musical de Socorro – Instituto Cultura e Arte – ICA e Centro do Idoso.

 

 NO ASPECTO ECONÔMICO:

 São analisados os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Procuramos trabalhar de forma justa e transparente. Formatamos produtos para nosso público alvo que sejam fiéis a nossa comunicação, que mostre nosso trabalho e que permitam a perenidade da empresa. Por exemplo, fomos as duas primeiras empresas do Brasil a conquistar a certificação ABNT NBR ISO 21101 para a prática segura das atividades de turismo de aventura. Trabalhamos a melhoria contínua com o aprimoramento dos produtos e do atendimento de modo que possamos cumprir a nossa missão de encantar nossos clientes e que possamos concretizar nossa visão de tornar se um empreendimento turístico exemplo no mercado de atuação.

Exemplo de atividades sustentáveis:

Recreacionais: Uso de pedalinho para oxigenar o lago, utilização de bicicletas, tri e quadriciclos não motorizados para locomoção interna e diversão.

Culturais: Apresentação de conjuntos musicais típicos utilizando músicos locais e a realização de festas típicas da cultura regional como festa caipira e festa do alambique. Servimos a gastronomia regional com a grande parte dos alimentos produzidos na própria fazenda e servidas no fogão a lenha, conforme cultura regional.

Quanto ao consumo de bens e serviços, nossos fornecedores são avaliados levando-se em conta os itens abaixo:

  • Competências: Know how, sistemas, tecnologia, instalações
  • Qualidade dos produtos e serviços oferecidos
  • Agilidade e flexibilidade
  • Cumprimento de prazos
  • Preços
  • Estabilidade financeira
  • Especificações técnicas e normas administrativas

Sustentabilidade
Verificar a formalidade; verificação de licença ambiental; verificação das questões sociais; trabalho escravo, infantil; qualidade e normas técnicas do produto; consultar o perfil de responsabilidade socioambiental da empresa e identificar a existência de propaganda enganosa

Sabemos que dessa forma, criaremos ambiente favorável para que a empresa seja economicamente forte e tenha assim, recursos para manter a qualidade do produto oferecido e para investimentos futuros.

Muitas empresas que buscam maximizar o lucro o mais rápido possível, resistem muitas vezes à implementação da sustentabilidade e com isto, não garantem a perenidade do negócio no médio e principalmente no longo prazo.

Assim como a qualidade foi uma busca constante de décadas atrás, a sustentabilidade nada mais é que um novo modelo de gestão que ainda é pouco praticado pela maioria das empresas, mas na nossa ótica, essa decisão de mudança tem de ser tomada já.

Atualmente sustentabilidade não é mais que uma questão de escolha e sim uma necessidade dos novos tempos que estamos vivendo. Portanto, as empresas que desejam perpetuar e construir um legado admirável deve pensar, acima de tudo, em como ganhar dinheiro sem destruir o meio ambiente, gerando o bem estar do consumidor e de seus colaboradores. Somente assim estaremos construindo uma sociedade com sustentabilidade.

“Muito fizemos, mas ainda não tudo, sempre tem se o que se pode fazer de melhor”.